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Google Transforma seu Motor de Busca em Controle Remoto para Alguns Aplicativos Móveis
Google quer que você fale com a caixa de pesquisa em vez de gastar tempo caçando nos aplicativos de seu smartphone.
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Realizar tarefas usando um smartphone muitas vezes envolve buscar em meio a zilhões de ícones a procura do aplicativo certo e então navegar dentro dele para encontrar o que precisa. O Google quer mudar isso gerando resultados de busca que o leva a algum lugar específico dentro de um aplicativo ou desencadeia uma função como reproduzir músicas de um determinado artista.
Se der certo, a alteração pode mudar a forma como as pessoas interagem com smartphones e tablets. Por enquanto visando somente a dispositivos que rodam o sistema operacional móvel do Google, Android, o novo sistema também expande a visão da empresa para a assistente móvel operada com a voz que concorre com a Siri, da Apple e a Cortana, da Microsoft. Isto poderia ajudar a melhorar ainda mais o já lucrativo negócio de anúncios relacionados a buscas do Google, em um mundo cada vez mais móvel e comandado por aplicativos.
O Google começou a fazer testes com resultados de pesquisa que apontam para aplicativos no final do ano passado, juntamente com algumas empresas parceiras como Pinterest, Tumblr e IMBD. Na quinta-feira, durante a conferência I/O do Google para desenvolvedores de software em São Francisco, a empresa anunciou que seu motor de busca irá agora indexar qualquer e todas aplicativos que o permitirem.
Lawrence Chang, gerente de produto do Google, disse que a mudança faria os dispositivos móveis mais fáceis de usar e comparou-a à chegada do buscador do Google à web. "Cria uma experiência perfeita", disse ele. "Pela primeira vez, nós estamos trabalhando com os aplicativos que você instalou no seu dispositivo no mesmo nível que websites".
Chang mostrou como o aplicativo de busca móvel do Google pode listar resultados da Web e de aplicativos que estão rodando dentro do dispositivo em que está instalado. Ao buscar por uma frase relacionada a uma notícia recente o buscador mostrou um link direto para um artigo dentro do aplicativo do Huffington Post.
Desde a última sexta-feira, a tecnologia também oferece uma forma de operar aplicativos através de comandos digitados ou falados. Agora, se você procurar o nome de um músico, o aplicativo de busca do Google responde oferecendo ícones para os aplicativos de música instalados em seu dispositivo e um único toque irá começar a tocar a música daquele artista. Os aplicativos suportados incluem Spotify, YouTube e TuneIn.
"Eu tenho acesso imediato aos meus aplicativos de música sempre que eu procuro por músicos no Google", disse Jason Douglas, gerente de produto pra o Google Search. Ele disse que a mesma abordagem será estendida para outros tipos de aplicativos e que foi alimentado pela base de dados de fatos e relações do Google conhecida como Gráfico do Conhecimento (Knowledge Graph; veja "How a Database of the World’s Knowledge Shapes Google’s Future"). "Vamos expandir ao longo do tempo", disse ele.
Chang disse que a empresa tem interesse em implementar, em algum momento, as novas funcionalidades em dispositivos baseados no sistema operacional iOS, da Apple, mas não deu detalhes de como poderia funcionar. "Naturalmente, estamos focados no Android", disse ele, "mas os usuários do Google estão em todas as diferentes plataformas e isso é muito importante para nós".
A chave para a pesquisa dentro de aplicativos é uma versão modificada do software Googlebot que explora constantemente a web. Esta versão utiliza uma nova variedade de URL conhecido como "links profundos", que apontam para lugares dentro aplicativos móveis e até agora têm sido utilizados principalmente para a publicidade móvel (veja "The Ad Industry Reinvents the Hyperlink for the Mobile Era”).
Chang incentivou desenvolvedores a adicionar links profundos a seus aplicativos e deixar o Googlebot entrar sugerindo que isso poderia ajudar a fazer as pessoas voltem quando elas poderiam se perder em grandes coleções de aplicativos. "Está ficando mais difícil para seus aplicativos", disse ele. "As pessoas estão instalando os aplicativos e depois esquecem deles e não os usam mais".
O Google não é a única empresa a incentivar o uso de ligações profundas. Facebook, por exemplo, lançou um programa chamado App Links, projetado para ajudar a difundir a prática em dispositivos tanto com Android quanto iOS, e uma startup bem financiada anunciou recentemente seus próprios planos para lançar um motor de busca focado na busca dentro de aplicativos (veja "A Search Engine for the App Era”).
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